MZ Noticias

Você Informado Sempre!

Trump anuncia acordo comercial com as Filipinas
Variedades

Trump anuncia acordo comercial com as Filipinas

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em evento na Casa Branca
REUTERS/Leah Millis
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (22) que fechou um acordo comercial com as Filipinas.
O presidente americano havia ameaçado impor uma tarifa de 20% a partir do dia 1º de agosto. Com o novo acordo, a taxa será reduzida para 19%, enquanto os EUA não pagarão tarifas.
“Além disso, trabalharemos juntos no âmbito militar. Foi uma grande honra estar com o Presidente. Ele é altamente respeitado em seu país, como deveria ser. Ele também é um negociador muito bom e rigoroso”, disse Trump em publicação no Truth Social.
Esse é o segundo acordo anunciado por Trump desde que ele começou a enviar cartas a diversos líderes de países parceiros comerciais dos EUA. O primeiro acordo foi com a Indonésia.
As cartas estipulam tarifas entre 25% e 50% sobre produtos importados de cada país, com aplicação prevista para 1º de agosto, caso não seja firmado um acordo com os EUA.
Até o momento, foram enviadas 25 notificações, sendo o Brasil o país com a maior tarifa. As mais recentes foram encaminhadas no sábado (12) ao México e à União Europeia, ambos com taxa de 30. (veja a lista abaixo)
Desde o anúncio do tarifaço por Trump, em abril, Washington firmou acordos apenas com o Reino Unido e o Vietnã, além de ter concordado com a China em reduzir temporariamente as tarifas “recíprocas”. Esses países, portanto, não foram notificados.
Veja abaixo a lista completa de países notificados:
Brasil: 50%
Laos: 40%
Myanmar: 40%
Camboja: 36%
Tailândia: 36%
Bangladesh: 35%
Canadá: 35%
Sérvia: 35%
Indonésia: 32%
África do Sul: 30%
Argélia: 30%
Bósnia e Herzegovina: 30%
Iraque: 30%
Líbia: 30%
México: 30%
Sri Lanka: 30%
União Europeia: 30%
Brunei: 25%
Cazaquistão: 25%
Coreia do Sul: 25%
Japão: 25%
Malásia: 25%
Moldávia: 25%
Tunísia: 25%
Filipinas: 20%
Tarifa ao Brasil é a maior em todas as cartas de Trump

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *