MZ Noticias

Você Informado Sempre!

Felix Baumgartner, esportista radical famoso por salto na estratosfera, morre em acidente de parapente na Itália
Variedades

Felix Baumgartner, esportista radical famoso por salto na estratosfera, morre em acidente de parapente na Itália

Austríaco Felix Baumgartner em foto de 2012.
Red Bull Content Pool via REUTERS
O austríaco Felix Baumgartner, pioneiro dos esportes radicais e famoso por seu salto recorde da estratosfera em 2012, morreu na quinta-feira (17) em um acidente de parapente na Itália, segundo a polícia local. Ele tinha 56 anos e não deixou filhos.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Baumgartner perdeu o controle do parapente motorizado enquanto sobrevoava Porto Sant’Elpidio, na região de Marche, a cerca de 180 km da capital Roma, e caiu perto da piscina de um hotel. Ele estava de férias com sua esposa Michelle. Ainda não se sabe o que causou o acidente.
O prefeito de Porto Sant’Elpidio, Massimiliano Ciarpella, disse que há indícios de que ele possa ter sofrido um mal súbito durante o voo. Ele ofereceu condolências pela morte de “um símbolo de coragem e paixão por voos extremos”.
O austríaco ficou conhecido mundialmente em outubro de 2012, quando saltou de uma cápsula espacial usando uma roupa especial a 38 km de distância da superfície da Terra, tornando-se o primeiro paraquedista a quebrar a barreira do som, geralmente medida acima de 1.110 km/h. (Veja na foto abaixo)
Ele realizou o salto histórico sobre Roswell, no estado americano do Novo México, alcançando uma velocidade superior a 1.343 km/h, no 65º aniversário do voo do lendário piloto americano Chuck Yeager, que rompeu pela primeira vez a barreira do som em 14 de outubro de 1947.
Piloto austríaco Felix Baumgartner salta de cápsula durante voo do projeto Red Bull Stratos em Roswell, Novo México, EUA, em 14 de outubro de 2012.
Red Bull Content Pool via Reuters
Baumgartner é descrito por ex-colegas como “destemido e corajoso”. A empresa de energéticos Red Bull, ligada a esportes radicais e que patrocinou o austríaco por mais de uma década, chamou-o de “um verdadeiro pioneiro, nascido para voar e inspirar. Destemido, brilhante e determinado a ir onde outros apenas sonhavam.”
“Felix era uma pessoa muito corajosa, valente, mas também sensível. Ele inspirava todos que trabalhavam com ele e que o encontravam ao longo da jornada. O salto espacial do Red Bull Stratos era o seu sonho. Ele sonhava com isso desde criança. Por isso, ele estava totalmente focado nessa missão. E foi simplesmente uma alegria e um grande orgulho ter feito parte dessa jornada ao lado dele”, afirmou James Myers, ex-companheiro de Baumgartner, em entrevista à agência de notícias Reuters.
Autointitulado “Deus dos Céus”, Baumgartner começou a saltar de paraquedas na adolescência, antes de se dedicar ao esporte extremo conhecido como BASE jumping.
Ao longo da carreira, realizou feitos ousados como cruzar o Canal da Mancha em queda livre e saltar de paraquedas das Torres Petronas, na Malásia.
Na Áustria, também era conhecido por se envolver em polêmicas, incluindo declarações de apoio a regimes ditatoriais como forma de governo.
Baumgartner foi multado em 1.500 euros após dar um soco no rosto de um caminhoneiro grego durante uma discussão em um engarrafamento perto de Salzburg, em 2010.
Vídeos em alta no g1

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *