MZ Noticias

Você Informado Sempre!

VÍDEO: enchente alaga em poucos minutos joalheria no Novo México
Variedades

VÍDEO: enchente alaga em poucos minutos joalheria no Novo México

Chuvas torrenciais no estado americano causaram transbordamento do Rio Ruidoso, e enchente matou três pessoas e deixou rastro de destruição. Enchente alaga em poucos minutos joalheria no Novo México
Uma joalheria no Novo México, nos Estados Unidos, alagou em poucos minutos por conta de uma enchente repentina que atingiu o estado e matou três pessoas nesta semana. O incidente foi registrado por câmeras de segurança do estabelecimento, que mostram a força da água.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nas imagens, gravadas às 12h10 de terça-feira (8), 15h10 no horário local, mostra já havia água no interior da loja —em um cômodo cheio de móveis e objetos, mas sem ninguém dentro—, mas em menos de dois minutos um grande volume de água entrou no local, destruiu parcialmente os móveis e os deixou flutuando perto do teto. (Veja no vídeo acima)
É possível ver joias dispostas sobre as prateleiras, que foram varridas pela água na enchente. O prejuízo do dono da joalheria não foi divulgado.
A inundação foi provocada por chuvas intensas que caíram sobre uma área já danificada por incêndios florestais, causando um rápido escoamento de água e fazendo o Rio Ruidoso atingir um nível recorde de 6,1 metros — 1,5 metro acima do recorde histórico anterior, segundo autoridades estaduais a vila em um comunicado.
Um vídeo gravado por uma moradora de Ruidoso, uma vila turística e montanhosa no interior do estado, mostra uma casa inteira sendo arrastada pela enchente. Já um vídeo em time-lapse revelado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) mostra que o nível do Ruidoso subiu em questão de minutos.
À medida que as águas começaram a recuar no fim do dia, as autoridades iniciaram buscas por sobreviventes entre os destroços.
Enchente alaga em poucos minutos joalheria no Novo México em 8 de julho de 2025.
Ruidoso Trading Post via Reuters
Enchente repentina
Destroços de enchente no Novo México em 9 de julho de 2025.
REUTERS/Paul Ratje
As enchentes deixaram dezenas de pessoas presas em casas e destruiu veículos e infraestrutura de uma vila turística de Ruidoso, além de outras cidades ao longo do curso do Rio Ruidoso, segundo autoridades locais.
As crianças, de quatro e sete anos, e um homem foram arrastados pela correnteza e depois encontrados mortos, informou a vila de Ruidoso em seu site na noite de terça-feira.
As enchentes no Novo México ocorreram poucos dias após inundações repentinas terem matado mais de 100 pessoas no estado vizinho Texas, após transbordamento do Rio Guadalupe por conta de fortes chuvas. Mais de 100 pessoas ainda estão desaparecidas, segundo o governador do Texas, Greg Abbott.
A porta-voz do Departamento de Segurança Interna e Gestão de Emergências do Novo México, Danielle Silva, afirmou que o nível do Rio Ruidoso subiu rapidamente e atingindo um nível recorde de 6,2 metros no auge da enchente.
Casa é arrastada por enchente no Novo México
Equipes de emergência organizadas pelas autoridades locais e pela Guarda Nacional realizaram pelo menos 85 resgates de pessoas na alta correnteza do Ruidoso, muitos deles envolvendo pessoas presas em carros e casas devido ao nível elevado das águas, segundo Silva.
No Novo México, Silva explicou que a gravidade do fluxo de detritos foi agravada por uma paisagem queimada por incêndios florestais e desprovida de vegetação, o que foi seguido por inundações que erodiram o solo.
Ruidoso, um refúgio popular de verão e também uma estação de esqui localizada na cordilheira Sierra Blanca, no sul-central do Novo México, fica a cerca de 185 km ao sul de Albuquerque, a maior cidade do estado.
Vídeos em alta no g1
Enchente alaga em poucos minutos joalheria no Novo México em 8 de julho de 2025.
Ruidoso Trading Post via Reuters

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *