VÍDEO time-lapse mostra aumento recorde do nível de rio no Novo México; enchentes mataram 3 no estado
Chuvas torrenciais causaram enchentes em estado dos EUA vizinho ao Texas, onde mais de 100 morreram desde sexta (4). Rio Ruidoso, que cruza o Novo México, atingiu nível recorde de 6,2 metros. Time-lapse mostra rápido aumento do nível de rio que causou enchente no Novo México
O nível da água de um rio no Novo México subiu para um nível recorde em questão de minutos na terça-feira (8), o que causou uma enchente repentina no estado americano que matou três pessoas. Uma filmagem em time-lapse revelada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) mostra o rápido aumento.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Autoridades climáticas americanas alertavam sobre condições climáticas perigosas no estado e declararam estado de emergência para a possibilidade de enchentes repentinas. As inundações no Novo México ocorrem enquanto o estado vizinho Texas ainda procura mais de 100 desaparecidos em enchentes que mataram mais de 100 pessoas.
O flagra do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) ocorreu por meio de uma câmera de monitoramento voltada para o Rio Ruidoso. As imagens mostram uma forte correnteza de água barrenta chegando rapidamente e inundando a área por volta das 17h no horário de Brasília, 14h no horário local. (Veja acima)
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) informou que um trecho do Rio Ruidoso atingiu um pico provisório de 6,16 metro, o que será um recorde histórico se confirmado.
Casa é arrastada por enchente no Novo México
O NWS também relatou que um pai e dois filhos foram arrastados pelas enchentes repentinas no Novo México e que equipes de resgate estavam em busca deles.
O aumento do nível do rio foi causado por chuvas torrenciais no estado. Os três mortos confirmados até o momento são duas crianças pequenas e um adulto. Dezenas de pessoas ficaram presas em casa, e veículos na vila turística de Ruidoso foram arrastados pela força da água, segundo autoridades locais.
As crianças, de quatro e sete anos, e um homem foram arrastados pela correnteza e depois encontrados mortos, informou a vila de Ruidoso em seu site na noite de terça-feira, acrescentando que as operações de resgate estavam em andamento.
A porta-voz do Departamento de Segurança Interna e Gestão de Emergências do Novo México, Danielle Silva, afirmou que o nível do Rio Ruidoso subiu rapidamente e atingindo um nível recorde de 6,2 metros no auge da enchente. À medida que as águas começaram a recuar no fim do dia, as autoridades iniciaram buscas por sobreviventes entre os destroços.
Vídeos divulgados nas redes sociais e em diversos veículos de imprensa mostraram uma casa inteira, arrancada de suas fundações, sendo levada pela correnteza através das águas barrentas e turvas do transbordado Rio Ruidoso e batendo em árvores ao longo do caminho. “Eu vi o vídeo. Não sabemos se havia alguém dentro da casa”, disse Danielle Silva.
Equipes de emergência organizadas pelas autoridades locais e pela Guarda Nacional realizaram pelo menos 85 resgates em águas rápidas em Ruidoso e arredores, muitos deles envolvendo pessoas presas em carros e casas devido ao nível elevado das águas, segundo Silva.
No Novo México, Silva explicou que a gravidade do fluxo de detritos foi agravada por uma paisagem queimada por incêndios florestais e desprovida de vegetação, o que foi seguido por inundações que erodiram o solo.
Ruidoso, um refúgio popular de verão e também uma estação de esqui localizada na cordilheira Sierra Blanca, no sul-central do Novo México, fica a cerca de 185 km ao sul de Albuquerque, a maior cidade do estado.
Time-lapse mostra aumento recorde do nível de rio no Novo México em 8 de julho de 2025.
Serviço Geológico dos Estados Unidos
Casa inteira é arrastada por enchente no Novo México em 8 de julho de 2025.
Kaitlyn Carpenter/via REUTERS