Incêndio florestal no sul da França fecha aeroporto e chega nos arredores de Marselha; prefeitura pede para pessoas ficarem em casa
Fogo tem rápida propagação por ventos de até 70 km/h e chegou aos arredores de Marselha, segunda maior cidade da França. Incêndio florestal no sul da França fecha aeroporto e avança em direção à cidade de Marselha em 8 de julho de 2025.
Malik H/via REUTERS
Um incêndio florestal de rápida propagação no sul da França causou o fechamento de um importante aeroporto na região e avança em direção à Marselha, segunda maior cidade do país, nesta terça-feira (8). O fogo se move rapidamente por ser impulsionado por ventos de até 70 km/h, segundo autoridades locais.
Horas após o início do incêndio, a prefeitura de Marselha informou a população que o fogo estava se movendo em direção à cidade e pediu para que a população não saia de casa e deixe as ruas livres para não obstruir o trabalho dos bombeiros. Segundo o canal francês “BFMTV”, o fogo chegou nos arredores da cidade por volta das 11h no horário de Brasília (16h no horário local da França).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo o “BFMTV”, os ventos fortes levaram a evacuações em Les Pennes-Mirabeau, cidade conurbada ao norte de Marselha. Ambas as cidades ficam perto do aeroporto de Provence, o 5º maior do país e com papel importante na região do sul da França. As rajadas podiam ser vistas sacudindo árvores e dificultando a transmissão ao vivo dos repórteres.
Segundo um morador de Marselha, o cheiro da fumaça era perceptível no centro da cidade. Vídeos gravados por moradores mostram uma densa nuvem de fumaça que cobriu partes da cidade.
O corpo de bombeiros local informou na rede social X que 168 bombeiros foram mobilizados para combater o fogo, que atinge cerca de 30 hectares nas proximidades de Les Pennes-Mirabeau. Caminhões de combate a incêndio e helicópteros também estão sendo utilizados.
O fechamento de Provence foi confirmado por um porta-voz do aeroporto, e afeta o tráfego aéreo em no início do período de férias de verão na França.
O porta-voz do aeroporto de Marselha afirmou que nenhum avião decolava ou pousava desde o meio-dia, e que alguns voos foram desviados para Nice, Nimes e outros aeroportos regionais. Ainda não há previsão para reabertura.