MZ Noticias

Você Informado Sempre!

Presidente do Irã promulga lei que suspende cooperação com agência nuclear da ONU, diz mídia iraniana
Variedades

Presidente do Irã promulga lei que suspende cooperação com agência nuclear da ONU, diz mídia iraniana

Legislação foi aprovada pelo parlamento do país um dia após o cessar-fogo entre Israel e Irã, após 12 dias de ataques. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) é responsável por inspecionar programas nucleares pelo mundo. Imagem de satélite mostra a instalação nuclear de Natanz, no Irã, em 24 de janeiro de 2025
Maxar Technologies/Handout via REUTERS
O presidente iraniano Masoud Pezeshkian promulgou na quarta-feira (2) uma lei que suspende a cooperação com o órgão nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou a mídia estatal iraniana.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A medida já havia sido aprovada pelo parlamento na última semana, um dia após o cessar-fogo com Israel após 12 dias de ataques. O Irã enfrentou uma série de ofensivas israelenses e americanas direcionados às suas instalações nucleares.
Nesta segunda (30), o Ministério das Relações Exteriores do Irã informou que não pode manter a cooperação de rotina com a AIE sob a alegação de que a segurança dos inspetores está em risco.
“Não é razoável esperar uma colaboração normal com a AIEA enquanto a segurança dos seus inspetores está em risco”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baghaei.
No sábado (28), o chefe da AIEA, Rafael Grossi, afirmou que os ataques às instalações nucleares iranianas causaram danos graves, mas “não totais”, o que contradiz afirmação do presidente dos EUA, Donald Trump.
“Francamente, não se pode afirmar que tudo desapareceu e que não há nada lá”, disse Grossi. Segundo ele, o Irã tem capacidade para retomar o enriquecimento de urânio em “questão de meses”.
Irã pode voltar a enriquecer urânio em alguns meses, segundo a ONU
LEIA MAIS:
Irã atualiza para 935 número de mortos por conflito com Israel
Irã pode começar a enriquecer urânio para bomba em alguns meses, diz chefe da agência nuclear da ONU

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *