MZ Noticias

Você Informado Sempre!

Jimmy Swaggart, televangelista americano, morre aos 90 anos
Variedades

Jimmy Swaggart, televangelista americano, morre aos 90 anos

Reverendo Jimmy Swaggart realiza pregação em Los Angeles, em 29 de março de 1987
Mark Avery/AP Photo, arquivo
O televangelista americano Jimmy Swaggart morreu nesta terça-feira (1º) na cidade de Baton Rouge, na Louisiana, aos 90 anos.
Swaggart acumulou milhões de seguidores e um patrimônio igualmente multimilionário ao longo de seu ministério, caindo no ostracismo no fim da vida após a revelação de seu envolvimento em um escândalo sexual.
Sua morte foi anunciada na terça-feira em sua página pública do Facebook. A causa não foi imediatamente divulgada, embora aos 90 anos ele estivesse com problemas de saúde.
O reverendo morreu décadas depois que sua outrora vasta audiência diminuiu e seu nome virou piada na televisão dos EUA.
Nativo da Louisiana, o religioso era mais conhecido por ser um pregador pentecostal carismático com um enorme número de seguidores antes de ser filmado com uma prostituta em Nova Orleans em 1988, um de uma série de pregadores de TV bem-sucedidos que foram derrubados nas décadas de 1980 e 1990 por escândalos sexuais. Ele continuou pregando por décadas, mas com uma audiência reduzida.
Swaggart resumiu sua queda em um sermão emocionado em 1988, no qual chorou e se desculpou, mas não fez nenhuma referência à sua ligação com uma prostituta.
“Pequei contra vocês”, disse Swaggart aos paroquianos de todo o país. “Peço que me perdoem.”
Ele anunciou sua renúncia às Assembleias de Deus no final daquele ano, logo após a igreja anunciar que o estava expulsando por rejeitar a punição imposta por “falha moral”. A igreja queria que ele passasse por um programa de reabilitação de dois anos, incluindo a suspensão de pregações por um ano inteiro.
Swaggart disse na época que sabia que a demissão era inevitável, mas insistiu que não tinha escolha a não ser se desligar da igreja para salvar seu ministério e sua faculdade bíblica.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *